terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


LIÇÃO DE JOVENS

Jefferson Marçal da Rocha
Professor da Unipampa

Tenho minhas dúvidas se a geração atual é menos consciente e politizada do que as gerações passadas, como muitos acreditam. No Brasil, seguindo um pouco o que se via no resto do mundo, tivemos uma geração rebelde sem causa nos anos de 1960 em que drogas, sexo livre e rock roll eram a principal bandeira, tivemos uma geração oprimida pela ditadura nos anos 1970, em que as músicas do Chico, Gil, Belchior, Raul entre outros representam a vitória da “inteligência jovem” contra uma opressão burra e velha (Em uma entrevista Chico Buarque revelou que suas músicas jamais passariam pela censura militar se houvessem na época entre os censores, “pessoas com um pouquinho de inteligência”), um geração apática nos anos 1980, pois estes eram os nascidos numa época em que a ditadura militar parecia ser a única opção, tivemos também os cara pintadas que elegeram e depuseram um presidente que os enganou por pouco tempo nos anos 1990. E agora temos que geração?
Desconfio que seja uma geração “moderna” no sentido “lato” da palavra, não este modernismo “careta”, “americanizado”, “clean”, “pasteurizado”, “de griff” dos shoppings; falo de uma outra modernidade: de uma gente bonita, sem preconceitos, sem amarras no passado, que admite muitas “tribos”, que escuta, fala e compreende as diferenças. Gente sem rancor, sem mágoas e pronta para construir um mundo mais apto a convivência de “todos” os humanos.
“Gurizada” que não quer mais os velhos conceitos, as velhas formas de se viver, gente que usa brinco, que pinta o cabelo que usa os “tal” “pircieng” (no umbigo também!) e não tá nem aí. Mas nem por isso deixa de ouvir boa música, conhecer poetas clássicos, admirar o céu estrelado, se encantar com o por do sol, e principalmente respeitar o seu semelhante.  
Mas ao contrário do que muitos pensam essa também é uma juventude consciente de seus deveres, preocupada com o planeta, com as injustiças, com os preconceitos, com as tiranias... Quem dúvida é só prestar mais atenção nos movimentos sociais europeus em que os jovens, Los indignados, foram para as praças não reivindicar melhores salários, ou empregos, foram às ruas protestar contra o sistema capitalista de produção de riquezas para uma minoria da elite financeira e industrial e a exclusão social dos trabalhadores, dos ganhos indecentes desta riqueza.
O movimento dos los indignados surgiu em 2011 na Espanha, e se tornou uma lufada de ar fresco em um mundo que cheira a podre. Expôs nas redes sociais o que muitos pensam: que os bancos e os governos criaram a crise; que as pessoas sofrem com ela; que os políticos apenas representam a si mesmos; que os meios de comunicação estão condicionados; que não existem vias para que o protesto social se traduza em verdadeiras mudanças, porque na política tudo está amarrado e bem amarrado por conchavos e corrupção; para que as mesmas pessoas de sempre continuem cobrando e as mesmas pagando. Isto tudo de forma pacífica, a não ser pelas ações policiais despreparadas e que resultaram em mais simpatizantes da causa dos Los indignados.
É Uma juventude de paz, com posturas ambientalmente corretas, gente que quer tempo para assuntos da alma, quer tempo para fazer novas amizades, conversar sobre a vida, curtir as ruas, namorar, sentir o frescor das árvores, ouvir e dizer “Ois”. Gente que sabe o seu lugar no planeta, e quer preserva-lo. Estes “jovens” não querem as velhas formas de se viver dos “jovens de ontem”, esta em que prepondera consumismo, a breguise de roupas de marca, sanduíches com gosto de plástico dos Mac’ Donald, entre outras caretices impostas pelas convenções  hollyudianas.
Mas é claro que esta “teoria” é só uma suposição, mas surgiu ao ouvir uma declaração de um sábio (brasileiro sim!) de 16 anos, talvez o maior representante desta geração, que a pouco ganhou uma olimpíada mundial de matemática no Japão, onde venceu mais de 300 concorrentes do resto do mundo (mas esse evento não foi transmitida ao vivo pela Globo, afinal não interessava, pois não tinham papos “bestas” do “Big Brothers” e nem violência explicita como os UFCs).
Este jovem/grande sábio ao ser interrogado sobre o que queria ser futuro (Em inglês, diga-se de passagem) lançou essa (em inglês também): Eu quero ser rico, muito rico, mais rico que o Bill Gates. Mas para que você quer tanto dinheiro, voltou à carga o entrevistador. E ele retrucou com sabiência: Sabe lá onde moro? No Brasil, todo mundo quer ter carro. Ter um carro é o objetivo de todos os jovens, por isso as ruas estão cheias, o ar poluído. É um barulho infernal. Mas eu não quero carro, eu ando de ônibus, de bike, caminhando, e é por isso mesmo que eu quero ser rico, só para ter o poder de comprar o carro que quiser, uma Ferrari, duas... Mas ter o prazer ainda maior de não comprar. Por que sei que isso não é legal pra mim, nem pra você, nem para os que estarão aqui no futuro.
Desconfio que os adultos devam começar a ouvir mais os jovens. O futuro do planeta talvez dependa disso.

6 comentários:

  1. Ótimo texto Professor, e terei de concordar contigo, apesar de estarmos nessa era da internet, onde você não reencontra amigos para matar a saudade, basta procurar no facebook, msn ou orkut, e conversar. E pra falar a verdade, esse sentimento de matar a saudade via internet me assusta, a convivência vai se tornando algo do acaso. Apesar de, por exemplo, eu preferir uma mesa redonda com uma boa conversa sobre esse tema, tem seu lado positivo, obviamente. Mesmo assim, com uma certa "frieza" (no sentido de não haver contato pessoal) nos relacionamentos interpessoal,jovens e até adultos tem comentado/valorizado mais nesses sites de relacionamentos, coisas a respeito do pôr do sol, agradecendo ao dia, etc..
    O bacana de se ver também, é que muitos aderem às "protestos virtuais" e "silenciosas", não saem nas ruas com caras pintadas defendendo causas que acreditam serem corretas e de direito, mas estão ali, cada um atrás da sua tela, fazendo protestos materializados com abaixo-assinados, como exemplo atual, os anonymous.

    Acredito na nova geração, em novas formas de protestos e de aprendizados...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E aí professor! Muito legal o texto, também concordo que exista muitas pessoas com vontade de salvar o planeta, que quer ter tempo para assuntos da alma e que sejam pessoas de paz... O problema, ao meu ver, é que eu tenho visto várias correntes rolando pela internet de forma extremista, acho que sempre existe os dois lados da moeda, e isso faz com que seja necessário um balanço nas situações. Dá para pegar de exemplo a construção da hidrelétrica de Belo Monte, apareceram vários videozinhos na internet, com atores de novela e logo depois infinitas correntes, todos indignados com a construção... realmente são pessoas preocupadas com a preservação e com a sustentabilidade, mas como eu havia falado, acho que deveria ser levado em conta o outro lado, nesse caso, o lado de que somos depd de países como china e EUA. Eu não sei, apesar de não ter tanto conhecimento, mas eu acho tentar frear o sistema assim, de modo brusco, pode ser ruim para nós mesmo...

    Abraço,

    TauÊ.

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Tauê, mas veja bem o que eu disse, serão os jovens "descareteados" que mudarão o mundo. Não estes caretinhas que só pensam em "ter" e não em "ser". Seja.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Concordo plenamente. A maioria dos jovens de hoje ganharam uma educação voltada às questões socioambientais. Claro, a maioria também, é alienada, ri de coisas bestas e fúteis na internet principalmente. Mas sempre há a minoria. A minoria que pensa e rege como um maestro, ou como um cusco ovelheiro com suas ovelhas. A minoria que mostra as suas revolucionárias idéias e pede apoio das ovelhas. É tempo de parar e pensar, rever conceitos e virtudes. Pensar no que cada indivíduo pode fazer para a sociedade. Não falo em compartilhar um link no Facebook. Falo em ação. Em aquilo que os heróis de 1835 fizeram. Só pensando alto...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu texto, mas concordo parcialmente professor. O senhor tem uma visão muito romântica dos jovens de hoje, na minha opinião. O senhor viveu grande parte da sua vida dentro da Universidade convivendo com uma minoria que chega à este nível de escolaridade. Tem muitos, ainda, que se formam aos trancos e barrancos.
    Essas redes sociais estão atrofiando o cérebro dos jovens (e também dos mais velhos), assim como a imprensa tendenciosa e alienante, como o senhor cita.
    Eu acredito que as coisas vão melhorar aos pouquinhos, mas ainda vai demorar para se chegar próximo do ideal. Tomara que dê tempo.
    Abraço. Marcio.

    ResponderExcluir